1º Hotel Boutique Lifestyle da rede Hilton na América do Sul surge com Retrofit

O completo e minucioso trabalho de retrofit transformou um prédio do ano de 1964, com área construída de 6.196m², 17 andares, 30 apartamentos residenciais e 8 lojas comerciais, num sólido e imponente hotel:

- com 98 quartos, com 20, 25 e 40 m²;

- 1 restaurante (Stella), 1 Rooftop Bar (Barnô);

- 1 fitness center e 2 espaços flexíveis para reuniões (interno e externo);

- e estacionamento com 19 vagas.

Em todos os andares do edifício, foram empregadas as tecnologias mais avançadas nos trabalhos de arquitetura e engenharia no processo de revitalização, redefinição de interiores e requalificação da totalidade dos espaços para novos usos e finalidades. Trabalhos de reforço estrutural foram realizados, com o objetivo de manter inalteradas as características construtivas, segurança e estabilidade da edificação original - todas as janelas foram substituídas por janelas antirruído, parte do estacionamento cedeu lugar à moderna cozinha industrial atender aos restaurantes, já a fachada, manteve suas características originais. Todos os fechamentos internos foram feitos com parede dupla de dry wall com miolo de lã de rocha, de maneira a obter o maior nível de conforto acústico.


O novo hotel – Canopy São Paulo Jardins tem o mérito de ser o primeiro lançamento da rede mundial Hilton sob a bandeira Canopy na América do Sul, iniciando sua operação em 01.06.2021. Em apenas seis meses após sua abertura, o Canopy São Paulo Jardins foi vencedor do Prêmio Strong Awards. Trata-se de uma premiação global realizada entre todos os hotéis da bandeira Canopy e avalia – através dos próprios clientes - o bom atendimento e satisfação dos hóspedes no trimestre. O prêmio coloca o Canopy São Paulo Jardins entre os melhores players da bandeira no grupo Hilton no mundo.




Em 2014, a TATI Incorporadora adquiriu um edifício com a finalidade de implementar um hotel através do retrofit – a arquitetura e engenharia da transformação atualmente largamente utilizada principalmente nos países da Europa e nos Estados Unidos.

O imóvel escolhido foi o Edifício Stella que foi projetado por Aflalo/ Gasperini Arquitetos e situado na Rua Saint Hilaire nº 40, próximo às Avenidas Brigadeiro Luís Antônio e Paulista. O edifício possui as as seguintes características: área construída de 6.196m², 17 andares, 30 apartamentos de 125m² cada (2 por andar), 8 lojas de 43m² cada, salão de festas de 336m² no 1º andar e estacionamento de 740,20m² e 31 vagas.


A compra do imóvel teve aspectos favoráveis e se constituiu numa oportunidade única:

No decorrer da execução do projeto, foram encontrados alguns empecilhos na trajetória. Para citar dois apenas, a empresa precisou postergar o projeto em quase 2 anos, até que os moradores do imóvel saíssem do prédio. Além disso, a empresa enfrentou duas tentativas de invasão por grupos organizados que reivindicam moradias populares em São Paulo.

A TATI Incorporadora, como nova proprietária, realizou uma série de estudos de viabilidade para transformação do prédio e, somado ao fato de São Paulo não possuir, à época, um hotel lifestyle boutique – empreendimento que era e é uma tendência no mercado hoteleiro mundial - que oferecesse uma série de diferenciais para os hóspedes, decidiu seguir pela transformação do imóvel em um hotel, através de um retrofit.

Sendo assim, o próximo passo seria encontrar a bandeira ideal que casasse com o conceito e visão do proprietário e o imóvel. A visão que a empresa proprietária tinha para o empreendimento era que o mesmo não poderia ser apenas mais um hotel sofisticado em São Paulo, mas sim, um local que entregasse uma experiência para além da hospedagem. O hotel deveria ser intimista, oferecer espaços de convivência, ter bons restaurantes, bar rooftop, local para eventos integrados ao conceito do hotel e que, este, deveria estar 100% integrado à comunidade.

Nos estudos de viabilidade realizados, destacou-se o fato de que o mercado internacional estava caminhando para o mesmo lugar: várias bandeiras estavam abrindo marcas mais joviais e atrativas para um público descolado e ultra conectado e que, ao mesmo tempo, é exigente com questões relacionadas ao meio ambiente e é seletivo com as marcas com as quais se relaciona.


Aí, então, deu-se o match entre o conceito visualizado pela empresa proprietária e a rede Hilton, através de sua nova marca Canopy. O selo Hilton, mundialmente conhecido, a fi delidade de seus clientes aos mais de cinco mil hotéis e a tarifa, baseada no dólar, foram alguns dos fatores decisivos para a contratação da bandeira Canopy pela TATI Incorporadora.

O primeiro Canopy foi inaugurado em 2016, em Reykjavik na Islândia e, em 2020, já contava com 26 aberturas da marca ao redor do globo. O Canopy São Paulo seria o primeiro da América do Sul.

O Canopy São Paulo Jardins se tornou o 1º hotel boutique lifestyle da América do Sul. O nome Canopy, em inglês, em tradução livre, signifi ca “abrigo”, e a marca tem como slogan: “We got you covered” (nós cobrimos você).

Para alinhar o projeto à marca, por exemplo, os quartos do hotel possuem uma cobertura (canopy) acima da cama fazendo alusão ao slogan. No caso específi co do Canopy São Paulo, o dossel representa a arquitetura bruta de São Paulo e, ao mesmo tempo, a natureza dentro da cidade.

A implementação e execução da obra de retrofit teve início em 2018 e terminou em 2020. O custo total da obra somado ao custo da montagem do hotel foi de R$ 35 milhões. A obra, do início à operação, teve o suporte de um financiamento de 38MM para custear a obra, montagem e início da operação.

O hotel possui: 17 andares; 98 quartos, com 20, 25 e 40 m²; 1 restaurante, o Stella e um bar no Rooftop, o Barnô; 1 fitness center; e estacionamento com 19 vagas. O “Habite-se” autorizando a ocupação e confirmando a conclusão da obra, foi concedido em: 27.10.2020.

Mudança no projeto original O retrofit do imóvel que hoje abriga o Canopy São Paulo Jardins foi de extrema complexidade e exigiu mudanças profundas no projeto de arquitetura e engenharia da estrutura do prédio - que já era bem antiga e precisava atender às demandas de um projeto com as características próprias para abrigar um hotel. Nesse sentido, foram feitos estudos específicos para suprir todas as necessidades e otimizar todos os espacos de maneira à comportar todos os esquipamentos necessários.

No imóvel original, cada andar possuía uma estrutura diferente - o que fez com que cada quarto fosse encarado como um projeto independente - e, dessa forma, trazia sempre desafios novos para as equipes no decorrer da execução da obra de transformação. Foi necessario a instalação de mais um elevador, visto que o edifício original possuia dois evadores apenas – ambos foram 100% renovados. Os três elevadores são da marca Atlas Schindler.

As vigas do imóvel também eram um desafio, pois as mesmas eram vigas invertidas, havendo necessidade de instalar vários reforços de estrutura para todas as etapas de implantação do retrofit. Foram empregadas as tecnologias mais avançadas nos trabalhos e arquitetura e engenharia num processo de revitalização, redefinição de interiores e requalificação da totalidade dos espaços para novos usos e finalidades em todos os andares. Trabalhos de reforço estrutural foram realizados com o objetivo de manter inalteradas as características construtivas, segurança e estabilidade da edificação original.

Visando a segurança dos hóspedes, houve a necessidade de ser instalada uma nova escada metálica interna, do último andar até o piso térreo.

Tecnologia sustentável - 1º hotel com ar condicionado a gás do Brasil. O sistema de ar condicionado que abastece todos os quartos e área comum do hotel é alimentado por um sistema de gás natural, ao invés de alimentação elétrica. O hotel possui também um gerador a gás que tem capacidade de operar, caso necessário, 100% da capacidade do predio, 365 dias por ano. Trata-se da tecnologia mais sustentável, recém utilizada no Brasil e pela 1ª vez em um hotel. Essa adaptação exigiu contratos específicos com as empresas fornecedoras - COMGÁS e ENEL.

De forma pioneira, o hotel foi projetado para que o calor das máquinas centrais de distribuição de ar condicionado fosse reutilizado para aquecer quase a totalidade da água quente utilizada nos quartos, gerando economia de energia e ratificando o compromisso do hotel com impacto mínimo ao meio ambiente.

Os sistemas de automação instalados no Canopy, com cerca de 100 Km de cabos, são dos mais avançados que existem nos mercados internacional e nacional em questões de segurança e performance, e abrangem 3 áreas:

1. Sistema de automação de facilities, que permite a gestão das grandezas dos sistemas elétricos e hidráulicos, como: controle dos níveis das caixas de água; do funcionamento de bombas e motores; controle de água quente e outras grandezas e aplicações existentes no hotel, de forma remota, eficiente e adequada.

2. Sistema de detecção de alarmes de incêndio – SDAI, tem instalado o que de mais avançado existe podendo, o mesmo, ser integrado com um dispositivo de voz que permite, em um caso de perigo/ acidente, sejam disponíveis mensagens pré-gravadas em várias línguas e, da mesma forma, permite ao serviço do Corpo de Bombeiros que emita informações específicas para determinadas áreas. O SDAI é integrado com outros sistemas, permitindo que, de forma automática, sejam acionados o sistema de exaustão; sejam desligados os equipamentos de ar condicionado; sejam abertas as portas das rotas de fuga, enfim, uma série de controles e ações para permitir minimizar ou mesmo neutralizar qualquer problema numa situação de incidente. O sistema implantado supera em muito as exigências da legislação local e normas aplicáveis.

3. Em outras áreas, Sistemas de primeira linha também foram implantados, gerando economia, conforto, gestão eficiente: automação de iluminação, inclusive em cada quarto, permitindo ao hóspede a customização que atenda a sua demanda; câmeras de segurança e controle em portas de serviço para ter a adequada gestão de segurança; sistema de apoio a pessoas com necessidades especiais, seja em situações de incidentes, seja no dia a dia, com acessibilidade e conforto.

Como parte das iniciativas de sustentabilidade da marca, o Canopy São Paulo Jardins conta com filtro de água natural e gelada em cada andar e uma jarra de vidro em cada quarto para os hóspedes se servirem à vontade e assim contribuírem para reduzir o uso de garrafas plásticas.

A fachada original foi mantida, executando-se apenas a recuperação da cerâmica existente, nova pintura e troca das janelas por antirruído para atender a questões de acústica e conforto térmico dos hóspedes.

Na execução da obra de retrofit, pensando no conforto dos hóspedes, houve preocupação do isolamento em relação a barulhos e luminosidade nos quartos. O hotel fica de costas para a movimentada Avenida Brigadeiro Luís Antônio, onde passam milhares de carros e ônibus todos os dias e, para resolver o problema com o barulho, foram feitos estudos e se criou um projeto específico para que houvesse isolamento acústico e de luminosidade nos quartos. Considerando a segurança dos hóspedes, as cortinas, tapetes, carpetes e colchões foram fabricados com materiais não inflamáveis e, ainda, há uma medição de oxigênio em cada um dos quartos para garantir a qualidade do ar. Os quartos ganharam decoração clean com mobiliário exclusivo e sofisticado, e, neles, os hóspedes encontram também cama king-size, seis entradas USB e diversos pontos de comando de iluminação (todas as lampadas são LED) de maneira com que o hóspede possa ter o maior conforto luminotecnico possível. A cabeceira da cama é uma das premissas da bandeira para enfatizar o nome “Canopy”, palavra inglesa que significa “dossel”.

Todos os quartos são equipados com fechaduras eletrônicas Essence - podendo ser acionadas via Bluetooth - , cofres eletrônicos, mini bar de 40 litros, enxoval de cama Sabie 300 fios, tábua e ferro de passar roupa, cafeteira de café expresso, secador de cabelo, arara de aço e madeira, espaço de trabalho e smart TV LG de 55’ com acesso a canais nacionais e internacionais.

Os banheiros tem enxoval de banho Buddmeyer e barras de apoio removíveis Snapself. As bacias são da marca Duravit que permitem o mínimo de consumo de água.

Os destaques para a decoração de interiores cabem ao mobiliário, como as poltronas Paulistano, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, prêmio Pritzker de arquitetura e as cadeiras Girafa, de Lina Bo Bardi, desenvolvidas no MASP.

Da fachada aos murais internos, passando pelos croquis do MASP nos quartos, o empreendimento valoriza a arte e os artistas brasileiros e traz a cidade de São Paulo e o Brasil para os seus ambientes.

As manifestações artísticas estão presentes em todo o hotel: no lobby, um painel de cerâmica de Nathalia Favaro, representando as cores e texturas do Brasil; no bar, como luminárias, erguem-se cestos artesanais de palha natural - aldeia indígena Beija Flor, do Amazonas; no restaurante, encontram- se pendentes do arquiteto Maurício Arruda e no hall de elevadores, arandelas, da designer Ana Neute, com inspiração no Jalapão. As duas empenas do edifício estão decoradas com grafite do artista Speto.

O antigo pátio foi transformado no restaurante Stella, aberto também a não hóspedes. Com paredes de vidro do chão ao teto, dispõe de um bar central decorado com luminárias pendentes, feitas com cestas indígenas, também conta com teto retrátil, acústico e térmico para valorizar a iluminação natural e ressaltar o clima clean e sofisticado do ambiente. O Barnô Rooftop Bar, pode ser desfrutado por hóspedes e não hóspedes e possui ambiente sofisticado, além de uma vista panorâmica do parque Ibirapuera. No restaurante Stella, os talheres são da marca WMF e os copos e taças de cristal foram importados da Alemanha e Italia. Se faz necessário chamar atenção para a louça da ceramista nipo-brasileira Kimi Nii, artesã de grandes hotéis como Emiliano no Rio de Janeiro e Copacabana Palace. O Stella oferece 135 lugares; o Barnô Roofftop Bar, 43 e o Terraço Mezanino mais 30. A decisão por se manter o nome Stella no restaurante principal do Canopy by Hilton foi para referenciar o nome do prédio original.

O hotel possui um total de três cozinhas estando, uma cozinha industrial no subsolo, uma cozinha aberta para o público no restaurante Stella e uma cozinha de apoio no Barnô Rooftop bar.

A modernização exigiu adequação simultânea para atender todos os níveis de segurança exigidos pelas normas brasileiras e, tanto quanto, pelas normas americanas, origem da rede Hilton.

Sistema de automação é o mais avançado da marca Siemens, com utilização de equipamentos de tecnologia de primeira linha adequado a atender o complexo sistema de operação Hilton. E, igualmente, cumpre com os mais recentes padrões globais da Hilton para informática, no que tange à segurança de dados dos hóspedes, visando otimizar o atendimento e conforto dos mesmos.

O hotel Canopy implementou o Hilton CleanStay, programa de limpeza e higiene com protocolos do check-in ao check-out, considerando a situação atual de defesa frente às ameaças sanitárias do coronavirus.

Projetos e Instalações – Ficha Técnica.

Engenharia, coordenação e construção: TATI Construtora.

Arquitetura: Marchi Arquitetura.

Implantação: Hamam Development.

Reforços e estrutura: Carbona Soluções de Engenharia Ltda.

Instalações de automação: Studiolo Projetos e Consultoria.

Arquitetura de interiores: Maria Magalhães Estúdio.

Instalações de cozinha: Eduardo Vianna Arquiteto SC Ltda.

Instalações hidráulicas: CoInstall.

Instalações elétricas: FE Projetos Ltda.

Automação: Virtsat Sistemas.

Infraestrutura de Wifi: Intertouch Brasil.

Paisagismo: Martha Gavião.

Aquecimento solar: CS3 Termotecnologia SP Ltda.

Luminotécnico: Senzi Lighting.

Sistema de gerenciamento de hotéis: Oracle PMS.

O Canopy trouxe ao Brasil e à América do Sul, pelo grupo Hilton, com o lifestyle, um novo paradigma de hotel, diferenciado, intimista. Um lugar onde, acima de tudo, as pessoas se sentem bem, acolhidas, envolvidas num ambiente de arte, conforto e supremo bom gosto.

No Canopy, o bem estar do hóspede tem absoluta relevância e o padrão de excelência supera as expectativas mais otimistas.

Seis meses após sua abertura, no último trimestre de 2021, o Canopy São Paulo Jardins foi o vencedor do Strong Awards. Trata-se de um prêmio global realizado entre todos os hotéis da rede Hilton e avalia – através dos próprios clientes - o bom atendimento e satisfação dos hóspedes no trimestre.

O prêmio coloca o Canopy São Paulo Jardins entre os melhores players da bandeira Canopy.

Ao transformar, pelo retrofit, um prédio antigo, construído há mais de 50 anos, num novo, moderno, atualizado e luxuoso hotel da rede Hilton, o Canopy São Paulo Jardins se valorizou imediatamente como projeto no mercado imobiliário, em razão do elevado padrão de arquitetura e engenharia empregado.

Surgido em meio a pandemia do coronavirus e com o encolhimento da atividade turística no Brasil e no mundo, o Canopy São Paulo Jardins enfrenta o desafio da adversidade, num cenário incerto e de forte competitividade entre os concorrentes, firmando-se no mercado, mesmo numa época em que hotéis tradicionais e importantes se veem obrigados a encerrar as atividades.

“Não queria fazer só mais um hotel como tantos que existem na cidade, mas um que se diferenciasse, Transformar um prédio misto, residencial e comercial, de mais de 6.000m² de área total, num hotel moderno e diferenciado, através de uma grande obra de retrofit, foi bastante desafiador tanto quanto gratificante”.
Arnaldo Goldstein - Diretor Executivo - TATI Construtora e Incorporadora.

“É uma grande emoção levarmos a marca Canopy by Hilton à América Latina. Estamos buscando oportunidades para oferecer aos hóspedes opções locais cuidadosamente escolhidas e o Canopy by Hilton combina naturalmente com o bairro dos Jardins. Estamos entusiasmados em levar uma experiência nova e energizante a uma das áreas mais famosas de São Paulo".
Gary Steffen - Diretor Global - Canopy by Hilton.